sábado, 30 de janeiro de 2010

Boletim mensal para formação litúrgica "Memento" Fev/2010 disponível

Disponível para download no formato PDF. Imprima em folha A4 frente e verso e dobre ao meio para obter o boletim.
Multiplique e distribua na sua comunidade!

Memento II-14. Fev/2010 - Quarta-feira de Cinzas; O sagrado mistério da Eucaristia; Lendas litúrgicas; glossário: assembleia; Como proceder quando não há quem cante numa celebração?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A caridade do profeta

Reflexão para o 4º Domingo do Tempo Comum

Lc 4,30: “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”. (Veja também: 1ª leitura: Jr 1,4-5.17-19; Salmo 70; leitura: 1Cor 12,31-13,13; Evangelho: Lc 4,21-30).


A caridade do profeta


O profeta sabe que enfrentará rejeição. Faz parte do chamado, da vocação, não ter medo de anunciar tudo o que o Senhor manda (1ª leitura).

Com Jesus não foi diferente: repleto do dom da profecia e sendo Ele próprio o maior dos dons, o Amor (2ª leitura), viu naquele seu povo a quem pregou por primeiro interesses mesquinhos. A origem bastante comum de Jesus, um “filho de José”, desvia a atenção dos seus ouvintes, fazendo com que busquem sinais, prodígios e benefícios ao invés de ouvirem sua profecia. É o drama de todo ministro do Evangelho. Tem que lidar com sua imagem de pessoa comum, pecadora, que às vezes obscurece a palavra que anuncia.

“Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (Lc 4,30). Não se deixou influenciar pelo desejo utilitarista e preconceituoso de seu povo. Também não escolheu seus ouvintes de acordo com meras afinidades. Anunciava a todos, qual profeta das nações (Jr 1,5), sem se fixar onde era mais bem-vindo e sem se obstinar onde não era ouvido. É a atitude de quem tem o Amor, pois “a caridade é paciente, é benigna, não é vaidosa, não se ensoberbece, não se encoleriza, não guarda rancor. Suporta tudo” (1Cor 12,4-7).

Possa essa fidelidade de Cristo para com a Caridade na Verdade iluminar todo o Povo de Deus neste Ano Sacerdotal.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Normas litúrgicas mais ignoradas (Gazeta do Povo)

Interessante infográfico do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, com as normas litúrgicas mais ignoradas.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=958038&tit=Ensinando-o-padre-a-rezar-missa

Clique na imagem para vê-la totalmente:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local