sábado, 21 de março de 2009

Boletim mensal Memento "Lembrai-vos" - formação litúrgica - Ano II - 2010



Este boletim pretende ser um subsídio mensal para a formação de equipes de liturgia e de todos aqueles envolvidos e interessados na arte de bem celebrar os sagrados mistérios.
Muitas vezes, e em especial após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, algumas mentes pensaram e infelizmente adotaram um modelo demasiadamente criativo, que fez esquecer o caráter de dom da liturgia. De fato, na liturgia há aquilo que é imutável e mistérico, que pode muitas vezes ser deixado em segundo plano em favor de uma falsa compreensão do que é “participação plena, ativa e consciente”.
A necessidade atual de uma nova consciência litúrgica nos chama a escutar a voz do Sagrado Magistério, intérprete competente e guardião da reta doutrina (primeira página, onde selecionaremos textos oportunos dos Papas, santos e outros mestres); compreender a liturgia em seus aspectos gerais e específicos (segunda página e glossário); compreender o genuíno sentido dos ritos e textos, para que concordem entre si pensamento e voz, ações externas e intenção do coração (seção “Lembrai-vos!”, com trechos das normas litúrgicas e seção “Esclarecendo”, um espaço para as dúvidas e troca de ideias).
Desejamos que esta publicação possa contribuir para que nossas assembleias se conscientizem de que estão saboreando já a liturgia celeste.

Disponível para download no formato PDF. Imprima em folha A4 frente e verso e dobre ao meio para obter o boletim.
Multiplique e distribua na sua comunidade!


Memento III- 25. Jan/2011 - Onde se baseia o martírio?; Promoção da música sacra; Lendas Litúrgicas 20; glossário: mártir, santoral; Simplesmente a Missa.
Memento II- 24. Dez/2010 -  O Verbo fez-Se carne; A música sacra; Lendas litúrgicas 18; glossário: gregoriano; O Coro na liturgia.
Memento II- 23. Nov/2010 - Solenidade de Todos os Santos; Ano Litúrgico: As festas dos santos; Lendas Litúrgicas 18; glossário: casula, alva; A lei litúrgica não mata.
Memento II- 22. Out/2010 - A construção da comunhão eclesial é a chave da missão; Ano Litúrgico: Exercícios de piedade, Domingo e Festas do Senhor; Lendas litúrgicas 17; glossário: genuflexão; A beleza e o Sagrado.
Memento II- 21. Set/2010 - A inspiração divina da Sagrada Escritura e a sua interpretação; As festas da Virgem e dos Santos; Lendas litúrgicas 16; "Procissão da Bíblia" e dança na liturgia.
Memento II- 20. Ago/2010 - A Mulher que vence o Dragão; O Ano Litúrgico; Lendas litúrgicas 15; glossário: memorial, hosana; O lugar do crucifixo em relação ao altar; A missa é muito mais que uma reunião fraterna.
Memento II- 19. Jul/2010 - Aos bispos do Brasil; O ofício divino; Lendas litúrgicas; glossário: lavabo; Criatividade nas Celebrações litúrgicas?
Memento II- 18. Jun/2010 - "Haurireis águas com alegrias das fontes do Salvador" (Is 12,3); O ofício divino; Lendas litúrgicas; glossário: embolismo, doxologia; É lícito a um ministro leigo elevar a patena ou o cálice na doxologia final?; Como se escolhe a Oração Eucarística?
Memento II- 17. Mai/2010 - Pentecostes: solene início da Igreja; Natureza dos sacramentais; Lendas litúrgicas; glossário: Pentecostes; Notícia: Papa mais uma vez fala sobre a Liturgia: “O culto não pode nascer de nossa fantasia”; Muitos fiéis lamentam um empobrecimento da atual práxis celebrativa. Que conselhos você daria para renovar e tornar mais bela e intensa a liturgia?
Memento II-16. Abr/2010 - A misericórdia revelada na cruz e na ressurreição; Os outros sacramentos e os sacramentais; Lendas litúrgicas; glossário: domingo; Afinal, como pode o fiel leigo ter maior participação na Missa?; Como o povo participa, com palavras ou gestos, no momento da consagração?
Memento II-15. Mar/2010 - São José: Patrono da Igreja do nosso tempo; O sagrado mistério da Eucaristia; Lendas litúrgicas; glossário: solenidade, festa; Há ainda a possibilidade de um padre celebrar "de costas para o povo"?
Memento II-14. Fev/2010 - Quarta-feira de Cinzas; O sagrado mistério da Eucaristia; Lendas litúrgicas; glossário: assembleia; Como proceder quando não há quem cante numa celebração?
Memento II-13. Jan/2010 - O Batismo com que Jesus foi batizado; A conexão entre a palavra e o rito; Lendas litúrgicas; glossário: ceia; As vestes e os paramentos litúrgicos; Qual o modo correto de um sacerdote não concelebrante comungar?

Baixar todos os boletins de 2009 (12 arquivos - formato ZIP)


Memento I-12. Dez/2009 - Natal do Senhor; O valor didático da liturgia; Lendas litúrgicas; glossário: rito, rubrica; Qual o modo correto de um ministro extraordinário comungar
Memento I-11. Nov/2009 - «Colocaram uma inscrição sobre a Sua Cabeça: "Este é o Rei"»; Os ministros inferiores; A participação do povo; A não-acepção das pessoas; Lendas litúrgicas; glossário: incenso; Qual o momento exato da con-sagração em que se deve estar de joelhos?; Por que só o sacerdote pode erguer as mãos na consagração e na doxologia?
Memento I-10. Out/2009 - Dia Mundial das Missões; A liturgia, ação da Igreja comunitária; Passos simples para melhorar a liturgia; glossário: ministérios; Como e quando se fazem as genuflexões e inclinações; A Missa em latim foi novamente permitida?
Memento I-9. Set/2009 - Exaltação da Santa Cruz; Vida espiritual extralitúrgica; Passos simples para melhorar a liturgia; glossário: cruz; Quais as condições existentes para o jejum eucarístico e suas razões?.
Memento I-8. Ago/2009 - Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu; A participação dos fiéis; Passos simples para melhorar a liturgia; glossário: altar, aleluia; Quando existem intenções de Missa, qual o momento para as anunciar?; A função litúrgica do animador.
Memento I-7. Jul/2009 - Tomé; Lugar da Liturgia na vida da Igreja; Passos simples para melhorar a liturgia; glossário: kyrie, procissão; A Comunhão sob as duas espécies; Celebração da Palavra e celebrações dominicais na ausência do presbítero.
Memento I-6. Jun/2009 - Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor; Lugar da Liturgia na vida da Igreja; Passos simples para melhorar a liturgia; glossário: sacramento, hóstia, missa; O significado do sinal da Cruz; "Orai irmãos e irmãs" e oração sobre as oferendas.
Memento I-5. Mai/2009 - Nosso verdadeiro céu é Cristo ressuscitado; A liturgia terra, antecipação da liturgia celeste; Preparação de uma celebração; glossário: tabernáculo, ambão, lecionário; O modo de receber a Sagrada Comunhão Eucarística; Celebrar, concelebrar, assistir ou participar da Missa?
Memento I-4. Abr/2009 - SENTIDO E ALCANCE SALVÍFICO DA RESSURREIÇÃO; Natureza da Sagrada Liturgia e sua importância na vida da Igreja; Como é calculada a data da Páscoa?; glossário: coleta, sacerdote; Pode-se substituir as leituras por outras?; Mensagens, homenagens e testemunhos dentro da Missa; O ministro extraordinário da Sagrada Comunhão
Memento I-3. Mar/2009 - MENSAGEM DE SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA DE 2009; Quaresma, Liturgia e Silêncio; Meses, semanas e dias temáticos; glossário: mistério; As preces dos fiéis ou
Oração Universal; A procissão das oferendas; Rito da Paz e a fração do Pão
Memento I-2. Fev/2009 - A Cátedra de Pedro; Natureza da Sagrada Liturgia e sua importância na vida da Igreja; glossário: sacrifício; Qual é a postura corporal correta durante a Oração eucarística?, Por que se leva a cruz na procissão de entrada?, Quantas procissões podem haver na Missa?
Memento I-1. Jan/2009 - A maternidade divina de Maria; Oração do liturgo; glossário: antífona, concílio, memento, ofício divino, patrística; Apresentação.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local