Para contrapor as imagens de abusos litúrgicos postadas anteriormente, procurei algumas belas imagens de celebrações. Digo que não foi fácil, mas existem alguns esforços para promover a dignidade da liturgia conforme o real desejo do Concílio. A "reforma da reforma" proposta por Bento XVI há de vingar!
Distribuição da Sagrada Comunhão na forma tradicional: de joelhos, na boca, com patena segurada pelo acólito. O padre celebra de casula e o acólito com batina e sobrepeliz (Holanda).
Todos os sacerdotes de casula e em atitude reverente. O acólito (canto esquerdo) com veste adequada e de joelhos na consagração. Repare o crucifixo voltado para o celebrante principal (Holanda).
Sobriedade no tempo quaresmal. Os padres sem casula não ocuparam o altar (Brasil).
Simples e digno. (Brasil)
E não poderia faltar o nosso modelo: o Santo Padre. E isso não é uma Missa tridentina. É o mesmo rito novo de Paulo VI, que nunca proibiu a posição versus Deum.
Um comentário:
irmao, paz e bem, parabens por esta materia muito interessante e ao mesmo tempo percebe em voce um carinho pelo sagrado, um zelo pelas coisas do Senhor. Deus abençoe seu trabalho
http://blog.cancaonova.com/flaviobrandao
Postar um comentário