quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Só o Senhor é a luz

Reflexão para o 3º Domingo do Tempo Comum, ano A.

Mt 4,20: “Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram..” (Veja também: 1ª leitura: Is 8,23b-9,3; Salmo 27; leitura: 1Cor 1,10-13.17; Evangelho: Mt 4,12-23).

Só o Senhor é a luz
"E para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz” (Mt 4,13), de tal intensidade que faz com que um homem deixe em segundo plano seu trabalho, seus bens e sua família. Assim aconteceu com os primeiros discípulos, segundo o Evangelho, chamados enquanto trabalhavam.
O desejo mais profundo do homem, "habitar no santuário do Senhor por toda a vida" (Sl 26), torna-se realidade em Jesus Cristo. Ele chama a Si todos os homens, para que também eles propaguem a Sua luz. Cada um é chamado a testemunhar que a verdadeira vida é Deus, que não passa ou perece como os bens deste mundo. O Reino que Ele anuncia é dos céus, de Deus, não construção de homens; é o próprio Cristo, ao qual nos unimos já pelo batismo e definitivamente na vida futura.
O testemunho cristão exige que a verdadeira Luz seja propagada e nunca ofuscada por qualquer pretensa luz própria. O grande Apóstolo Paulo tinha consciência de que a força de sua missão era a Cruz de Cristo que pregava (cf. 1Cor 1,17), e que sempre é preferível diminuir-se para que Cristo apareça (cf. Jo 3,30).
Márcio Carvalho da Silva

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local