quarta-feira, 29 de julho de 2009

Quando existem intenções de Missa, qual é o momento para as anunciar?

A palavra intenção é citada na Intenção Geral do Missal Romano apenas no sentido de intercessão (as intenções da Oração dos fiéis).

O mesmo acontece no Missal, onde não se fala de intenção de Missa ou de Missa por intenção de alguém. A única expressão que aí encontramos, dentro da Oração Eucarística I, na Comemoração dos defuntos, é a oração que começa pela palavra «Lembrai-Vos...», e a rubrica que se lhe segue: «... e ora uns momentos pelos defuntos que quer recordar».

Como a prática das intenções particulares é bastante difundida, o melhor é que se diga antes do início da Missa, por um ministro que não seja o presidente. Importante que se lembre de que não é o fato de uma intenção ser falada ao microfone que faz com que tenha maior eficácia.

A prática da leitura de intenções pode esconder, infelizmente, às vezes, algo repudiável: por parte de alguns fiéis, desejo de aparecer; por parte de alguns maus pastores, desejo de espórtulas.

Com efeito, a celebração da missa não é para rezar apenas por determinada pessoa, nem uma simples oração de súplica. A missa é a atualização do Mistério Pascal de Jesus Cristo; é louvor, ação de graças e súplica dirigidas ao Pai, pela Igreja e em nome da Igreja; é celebração por todos os membros da Igreja, vivos ou defuntos, e por todas as grandes necessidades do mundo, que são mais vastas do que as da assembleia ali reunida.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local