domingo, 5 de fevereiro de 2012

Demanda de formação católica à distância


Existe forte demanda de sólida formação teológica entre os cristãos, principalmente entre os catequistas e agentes de pastoral em geral na Igreja. 
Dentre as dificuldades para se obter tal formação, sobressaem a falta de pessoal qualificado e as limitações de tempo e espaço, sobretudo no contexto urbano atual.
Tem-se adotado o modelo de formação presencial nas comunidades e por iniciativas conjuntas de diversas instituições, apresentando os problemas apontados acima, limitando o público-alvo. 

A adoção de um sistema de aprendizagem à distância minimizaria o problema de tempo e espaço e atingiria uma maior parcela do público-alvo, com especial atenção aos jovens e adultos iniciados no mundo digital.
As principais limitações a se considerar para a implantação do sistema de EAD são os recursos financeiros para a manutenção do sistema e a disponibilidade de professores/tutores, do que depende a quantidade de alunos atendidos por turma.

Casos-exemplo: em busca na web por cursos de teologia, de formação, curso bíblico ou similares na modalidade à distância, predomina os cursos de denominações evangélicas pentecostais. Exceção ao Curso de Iniciação Teológica à Distância, da PUC-Rio, semi-presencial e com 2 anos de duração.
Adicionando o termo “católico” à busca, acrescenta-se somente cursos de pós-graduação, e ainda três cursos que usam o termo “Igreja Católica” inapropriadamente (seminariocatolico.com.br, Igreja Católica Brasileira e Igreja Católica Carismática).

Com um pouco de persistência, encontramos alguns ambientes de EAD com pequenos cursos e oficinas temáticas, como o Ambiente Virtual de Formação da Arquidiocese de Campinas (www.avf.org.br), o IEAD da Renovação Carismática Católica (iead.rccbrasil.org.br) e o www.eadseculo21.org.br, este com sistema de vídeo-aulas sem tutoria. Todos estes cobram mensalidades ou o curso inteiro.

Diante da justificativa acima, surgiu em 2011 o projeto Formação Católica Online (www.cursoscatolicos.com.br), que pretende disponibilizar cursos de conteúdo católico a preços acessíveis, ou mesmo gratuitos, com aprovação eclesiástica.  O site foi ao ar em dezembro de 2011, com o lançamento do curso de Iniciação Teológica, com início em 22 de fevereiro de 2012 e duração de 6 meses.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local