quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mensagem do Papa para a Quaresma x Campanha da Fraternidade 2012

No Brasil, a CNBB propõe a reflexão em forma de Campanha da Fraternidade sobre o tema da Saúde Pública.
Tenho muitas críticas à CF em tempo de Quaresma, mais pela sua aplicação nas paróquias e comunidades, mas também pelos textos-base, que pouco falam das realidades espirituais.

O caso é que, este ano, veio muito a calhar a Mensagem para a Quaresma 2012 de Sua Santidade o Papa Bento XVI com o tema da CF 2012.
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20111103_lent-2012_po.html

Destaco estes trechos, grifos meus:

"A atenção ao outro inclui que se deseje, para ele ou para ela, o bem sob todos os seus aspectos: físico, moral e espiritual.[...] O que é que impede este olhar feito de humanidade e de carinho pelo irmão? Com frequência, é a riqueza material e a saciedade, mas pode ser também o antepor a tudo os nossos interesses e preocupações próprias. Sempre devemos ser capazes de «ter misericórdia» por quem sofre [...]
O facto de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspecto da vida cristã que me parece esquecido: a correcção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos. [...]
Não devemos ficar calados diante do mal. Penso aqui na atitude daqueles cristãos que preferem, por respeito humano ou mera comodidade, adequar-se à mentalidade comum em vez de alertar os próprios irmãos contra modos de pensar e agir que contradizem a verdade e não seguem o caminho do bem. Entretanto a advertência cristã nunca há-de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota duma verdadeira solicitude pelo bem do irmão."

Blog Widget by LinkWithin
Postar um comentário