Sim. A onisciência de Deus é relacionada com sua eternidade. Sem começo nem fim, Deus abarca todo o tempo. Este só é percebido pelas criaturas que foram inseridas no tempo.
Por que criou?
Sendo Deus Bondade, só faz o que é bom. E o primeiro bem que um ser recebe é a existência. Se algo existe, é porque é bom. Assim, por exemplo, o mal em si não existe, mas é uma carência.
"Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar dele bem maior", diria Santo Agostinho. De fato, do pecado do homem Deus criou a possibilidade da bem-aventurança eterna junto d'Ele.
Este texto é uma resposta ao fórum
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17464739&tid=2580608755330575827&start=1
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Deus sabia que Adão iria pecar?

Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Discordo que o mal não exista. Embora Deus não o tenha criado, o mal surgiu como obra de Lúcife.
Outro artigo que achei legal sobre o mesmo tema é:
http://www.comunidadeabiblia.net/teologia/estudos-biblicos/deus-sabia-que-adao-iria-pecar.html
sou catolica, baptizada e crente em Deus. Mas hoje alguem me questionou "Se Deus sabe tudo, saberia que um anjo se zangaria com Deus certo?Entao saberia que o mal existiria, e se sabia porque deixou que assim existisse e nao o destrui logo?" A verdade é que nao soube responder, pois acredito que tudo o que vem de Deus, é bom, mas a realidade é que como nao soube responder gostaria que me ajudasse se possivel.
Caríssima,
Deus, apesar de onipotente, não pode fazer certas coisas, como por exemplo contradizer-se ou criar outro Deus. Porque Deus é o ser perfeitíssimo em que nada falta. Se falta alguma coisa, não é Deus.
Se Deus cria um outro Deus, este segundo já não é Deus mas criatura, porque foi criado e não é eterno.
O que quero dizer é que tudo o que Deus cria é imperfeito, no sentido de que não tem todas as perfeições que só o próprio Deus tem.
O fato de que Ele tenha criado seres com vontade livre (livre arbítrio, só os seres espirituais, homens e anjos), prova ainda mais a sua Bondade, porque não "condena" a criatura a viver no Bem, mas lhe dá o dom da escolha, à semelhança divina.
Postar um comentário