quinta-feira, 2 de junho de 2011

Batizai e ensinai! Estarei convosco!

Reflexão para o Domingo da Ascensão do Senhor


Mt 28,20 : “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo". (Veja também: 1ª leitura: At 1,1-11; Salmo 46; leitura: Ef 1,17-23; Evangelho: Mt 28,16-20).

Batizai e ensinai! Estarei convosco!
Os textos bíblicos desta solenidade da Ascensão do Senhor narram e nos convidam a uma imensa alegria pela partida de Jesus Cristo. Como puderam ficar alegres os discípulos com a partida do Senhor?
Os discípulos entendem que a subida do Ressuscitado ao céu não é uma despedida, não significa uma ausência. Os céus não significam o local onde Jesus foi se refugiar, mas sim a presença divina. Deus sempre está presente; tudo abarca na sua eternidade, acima, além, sem os limites de espaço e de tempo. E é nesta forma de presença que Jesus, o Filho de Deus feito homem, foi assumido pelo Pai.
A alegria dos discípulos é a de entender que, uma vez “assentado à direita do Pai”, aquele com quem conviveram nunca mais estaria ausente. A nova forma de estar presente foi inaugurada: o homem pode entrar na eternidade de Deus. Definitivamente, quando ultrapassarmos os limites da vida biológica e formos assumidos pelo Pai, como Jesus o foi. Desde já, quando somos assumidos pela Trindade no nosso batismo e passamos a fazer parte de Cristo, da Igreja, da qual ele é a Cabeça e presença real até o fim do mundo.

Márcio Carvalho da Silva

Blog Widget by LinkWithin
Postar um comentário