quinta-feira, 10 de março de 2011

Como ir à Missa e não perder a fé - parte II

Tradução de: BUX, Nicola. Come andare a Messa e non perdere la fede. Milão: Piemme, 2010.

Cap. I – Em que condições está a Missa
Continuação:

Não se vai ao Paraíso se não se obedece ao Papa
Não é comum indicar as causas que estimularam a atual crise de fé: nos seminários é estudado Karl Barth e Karl Rahner, em vez de Santo Agostinho e São Tomás; não se entende qual é o pensamento católico, se considera uma compilação de outros pensamentos; se confunde filosofia e teologia, não distinguindo o sobrenatural da ordem natural; propõe-se uma fé sem
dogmas. Cunhou-se a categoria de "mártir do diálogo" em vez de mártir da fé como tem sido sempre para os mártires de todos os tempos, enquanto o diálogo é considerado mais importante que o anúncio da verdade que revela a riqueza do mistério de Cristo para os pagãos; a Igreja não é considerada Mestra, mas em pé de igualdade com o mundo; a autoridade episcopal é substituída pelo democraticismo, a colegialidade pelo assemblearismo colegialidade; da parte das Conferências Episcopais e bispos individuais são emitidos documentos em conflito com os documentos pontifícios. A Igreja já não é uníssono no ensino da doutrina. Melhor não se sustentar certezas, mas dúvidas e opiniões. De acordo com o cogito ergo sum cartesiano, a primeira disposição do homem seria a dúvida. É o oposto do estupor do qual se serve a liturgia, que deve provocar em nós. Esta interpretação tem marcado toda a modernidade. Mas, em As Paixões da Alma, Descartes escreve que o primeiro amor do homem é a admiração. Então é bom ver que ele teve de admitir que o que permite a dúvida sobre a realidade é sua admiração. É precisamente porque busco o sentido e a verdade que num segundo momento eu posso duvidar, caso contrário não seria possível a dúvida.
Então, nós reduzimos à política a liturgia, através da anulação das diferenças entre o celebrante e o povo, da afirmação da comunhão como um lugar para expressar as demandas sociais.
É a corrupção igualitária da ideia de comunhão: esqueceu-se que o sacerdote é o mediador entre Deus e o homem, neste sentido, o representa na assembleia litúrgica. Se a liturgia tem, como se costuma dizer, uma dimensão política, esta consiste apenas em apressar o Reino de Deus e a sua justiça no mundo e isso acontece se se pratica a reconciliação.
O Concílio Vaticano II foi considerado pelos progressistas um superdogma, embora considere científica a crítica de todos os outros Concílios; os regressistas, a fonte dos males da Igreja de hoje; mas ambos concordam com o que eles não se lembram: foi um Concílio pastoral; mas se dividem imediatamente após a leitura dos seus documentos não relacionando ao contexto da tradição católica. Quase cinquenta anos se passaram e eles não perceberam que um Concílio é apenas um momento extraordinário para a Igreja a retomar o diálogo entre Cristo e o homem. A Igreja não é um concílio permanente, nem pode mudar a fé e um tempo de pedir aos crentes que permaneçam fiéis a essa, porque "A Eucaristia pressupõe a comunhão eclesial" (EE 35), na comunhão da Igreja una, santa, católica e apostólica, feita dos vínculos visíveis e invisíveis da entre a profissão de fé, os sacramentos, o governo eclesiástico e a comunhão hierárquica (LG 14) (ver EE 35 e 38). Portanto, a Igreja está intimamente obrigada pela palavra de Deus e pela Tradição. A Igreja é Cristo presente no aqui e agora, que ensina a experiência cristã de fé que muda a vida de uma pessoa; a verificação existencial da fé, disse Dom Giussani, é um antídoto para qualquer traição.
Imagine por um momento que a Igreja de Roma tinha seguido os que estão trancados em meios especializados, sempre insatisfeito com a Igreja: eles negaram a crise no mundo, mas eles viram isso, especialmente depois do Concílio, como totalmente bom; então postularam a inutilidade da Igreja
. Felizmente, junto à Escritura os cristãos têm no Papa um antivírus visível contra o conformismo: "o Pastor da Igreja que vos guia", avisa Dante no quinto canto do Paraíso, “isto é suficiente para a sua salvação”. Somente a obediência nos mostra com certeza qual é a vontade de Deus; É verdade que o superior pode cometer erros, mas não o Papa: quem obedece não erra. Se o Papa é o Vigário de Jesus Cristo e herdou as chaves de Pedro, não entrar no céu quem não o obedece, especialmente em matéria sacramental: "O que ligares na terra será ligado nos céus"(Mt 16, 19). Santo Ambrósio escreveu que não tem o legado de Pedro, quem não reconhece a fé de Pedro.

Ver terceira parte.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local